sábado, 17 de março de 2018

Empresas investem em projetos de responsabilidade social (a boa mais-valia)

Cada vez mais empresas se preocupam com responsabilidade social. Seja investindo em grandes projetos sociais ou promovendo campanhas, desde que a ordem seja  praticar o bem. Esse comportamento foi se tornando mais comum a partir da década de 1990. De acordo com pesquisa realizada pela Deloitte Touche Tohmatsu, 53% das empresas entrevistadas investem em projetos em prol do meio ambiente, educação, esportes, idosos, crianças e adolescentes.
As principais formas de ação adotadas pelas empresas são doações de serviços, produtos e recursos financeiros (75,71%), implantação de projetos sociais próprios (61,43%), disponibilização de espaços e equipamentos para desenvolvimento de projetos e atividades (52,86%) e estímulo do trabalho voluntário para seus empregados (50%).
Segundo o Censo GIFE, o número de organizações que investem em desenvolvimento comunitário cresceu 68% em 2012 e após quatro anos, mesmo com crise econômica no país, não foi observada queda nos números. Há empresas que acreditam que o lucro e o reconhecimento só vêm quando se valoriza também a cidadania. Por isso, muitas delas se preocupam em apoiar diferentes projetos sociais.
Projeto social Mangueira do Futuro
Projeto social Mangueira do Futuro
A Granja Mantiqueira se encantou com Projeto Social Mangueira do Futuro e é patrocinadora desde o inicio de 2016.  O Projeto  promove capacitação profissional para jovens e prepara também  atletas olímpicos, transformando vidas e oferecendo cidadania. Com mais de 25 anos, o projeto ganhou força com a construção da Vila Olímpica da Mangueira, atuando no desenvolvimento de atividades esportivas, culturais, educacionais, profissionalizantes e de saúde, atendendo desde crianças e jovens a pessoas da terceira idade e portadores de deficiência.
O instituto conta com equipes de atletismo, basquete, futebol, ginástica rítmica, natação, boxe e levantamento de peso. Além disso, oferece atendimento de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e clínica geral. Considerado o maior programa social do mundo pela UNESCO, o Mangueira do Futuro foi reverenciado por Bill Clinton – ex-presidente dos EUA – e por Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, ex-ministro do esporte. Para Amanda Pinto, gestora de Marketing da Granja Mantiqueira, patrocinar este tipo de instituto é fundamental para o grupo, que tem como um dos principais valores a integridade social. “Nos encantamos com o Mangueira do Futuro e pretendemos participar ativamente das ações educadoras e esportivas. Projetos sociais ajudam a promover qualidade de vida, desabrochando talentos ”, completa Amanda.
A rede de salões Werner Coiffeur, que completa 28 anos, está sempre abraçando projetos sociais em que acredita.  A marca é idealizadora da campanha Fashion é Doar, que comemora 15 anos em 2016. A campanha acontece uma vez ao ano e já ajudou a muitas instituições como a Fundação Xuxa Meneghel, o Instituto Pró Criança Cardíaca, o HemoRio e a fundação Laço Rosa, que é a instituição da campanha deste ano pela segunda vez consecutiva. Por trás das campanhas está a enorme vontade dos irmãos Werner em retribuir o sucesso da marca e compartilhar boas ações, inspirando funcionários e outras empresas a seguir o mesmo caminho.
A história da marca começou com Rudi Werner na cidade de Santo Cristo, interior do RS. Antes de ser o dono da maior rede de salões do Rio, ele foi coroinha na Igreja, jogador de futebol, vendedor, boy, carteiro, entre outras profissões.  Aos 23 anos ele tinha seu próprio salão de beleza em Canoas, com 27 funcionários, e não media esforços para se tornar conhecido: cortava cabelos das 7 da manhã às 11 da noite. O empresário também criou a Academia Werner, outro projeto que já formou mais de 30 mil profissionais, com 1/3 de cursos gratuitos de beleza, como penteado, escova, corte, coloração, entre outros. “Ajudar é um ato multiplicador e contagiante que move e une pessoas em prol de um bem maior. Estas ações de responsabilidade social fazem parte do DNA da empresa”, comenta Rudi Werner.
O dentista Mario Groisman realiza frequentemente encontros de saúde e beleza, nos quais convida sempre profissionais renomados como psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, dermatologistas, sexólogas e urologistas para discutir novos temas. E o melhor, para coroar os eventos, são arrecadadas doações de brinquedos para crianças atendidas pelo Instituto da Criança, no Rio. Mario se mantém sempre a postos a unir saúde, bem estar e solidariedade no mesmo lugar. “Queremos produzir mais encontros ricos de conteúdo com especialistas qualificados, e sempre a cada evento, ajudar novas ONGs e instituições carentes. Acredito que é um trabalho gratificante e uma honra poder ajudar cada vez mais pessoas”, explica Mario.

Nenhum comentário:

Postar um comentário