segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Ciência descobre como barrar pensamentos indesejáveis

Pesquisadores identificaram que neurotransmissor presente no cérebro pode ajudar a controlar a mente

Pensamentos sabotadores chegam sem serem convidados, causando uma percepção distorcida sobre nós mesmos e impedindo que vivamos experiências diferentes em nossa vida.
Ciência descobre como barrar pensamentos indesejáveis
Ciência descobre como barrar pensamentos indesejáveis
Foto: Getty Images / Minha Vida
Mas a ciência parece ter descoberto uma forma de impedir que pensamentos indesejados venham à tona, possibilitando que cada um tenha o controle sobre sua mente. A novidade foi publicada recentemente na revista científica Nature Communications.
Para entender como a pesquisa funciona, é preciso saber como age um neurotransmissor chamado GABA (ácido gama aminobutírico). O Gaba é fabricado pelo nosso organismo e é responsável por inibir o sistema nervoso. Por isso, é capaz de atenuar os sintomas da ansiedade, como o estresse, inquietação e falta de atenção.
O que os cientistas descobriram é que quanto maiores as concentrações de gaba no organismo maior o controle sobre possíveis pensamentos indesejáveis.
Para a realização do estudo, os pesquisadores solicitaram a um grupo de voluntários a decorar uma sequência de palavras sem conexão. Em seguida, foi solicitado para que eles se lembrassem ou ignorassem a palavra de acordo com uma cor específica. Sendo assim, se a cor fosse verde era necessário lembrar, se a cor fosse vermelha ela deveria ser ignorada.
Enquanto os participantes faziam essa atividade, os pesquisadores observaram a atividade cerebral dos voluntários com auxílio de um equipamento de ressonância magnética. Os pesquisadores observaram, então, que, nos momentos em que as palavras precisavam ser ignoradas, aumentava a concentração de GABA no cortex pré-frontal.
Os cientistas estão animados, pois acreditam que a descoberta pode auxiliar na criação de medicamentos compostos por GABA e, portanto, capazes de contribuir para a inibição de pensamento indesejáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário